Trabalhos em grupo, difíceis, porém necessários

Desde muito jovens somos colocados em situações de trabalho em grupo, tanto na pré-escola, no colégio e por aí vai... E sim, principalmente na faculdade isso também acontece e muito! Mas qual a razão desses trabalhos? Você pode até não perceber, mas eles são extremamente importantes para o seu desenvolvimento pessoal, mental e até mesmo social, e isso será muito vantajoso na vida adulta.

Quando você faz um trabalho em grupo, muitas vezes têm aqueles colegas que não fazem nada e só pedem para colocar o nome deles, outras vezes você pega grupos com colegas que simplesmente querem fazer todo o trabalho sozinhos, e isso provavelmente não irá contribuir tanto para o seu desenvolvimento. Mas o ideal do trabalho em grupo é o compartilhamento de ideias, a troca. É conseguir entender que nem sempre a sua ideia será a melhor ou a escolhida, mas ela pode ajudar a construir algo bem maior.

São poucas as áreas de atuação em que a pessoa trabalha realmente só, geralmente se trabalha em equipe, algumas maiores que as outras, mas são pessoas que você não selecionou, e sim o seu coordenador. Por esse motivo é legal se aplicar o máximo possível em trabalhos em grupo, em que você não escolhe o grupo por afinidade, mas sim o professor por outros critérios. É importante aprender a trabalhar com pessoas que tenham pensamentos diferentes, isso aumenta a troca de ideias. Quando o grupo é formado apenas por amigos, você provavelmente já sabe como os colegas trabalham, não sendo uma experiência tão desafiadora, mas a vantagem é que você já tem uma ideia de como será.

Se seu professor resolveu dar uma atividade em grupo, tente não ser aquela pessoa que sempre pergunta “tá, mas pode fazer sozinho?”. Se envolva no processo, aprenda a trabalhar com pessoas diferentes. Isso no mundo dos negócios vai te ajudar e muito, tanto por trazer referências, quanto por estar preparado a ter mais empatia e aceitar opiniões diversas.

 

Novembro/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais