Quero fazer intercâmbio – Por onde começo?

Fazer um intercâmbio pode parecer, mas não é nada simples. Existe toda uma preparação para passar por isso, fazer planos, buscas, procurar opiniões, etc. Mas é inegável o fato de que é uma experiência mágica, que te agrega culturalmente de uma forma única, além de te abrir os olhos para o mundo. Mas como fazer um intercâmbio? Por onde eu começo? Fica tranquilo.

Primeiro você precisa definir o objetivo do seu intercâmbio. É aprender uma nova língua? Terminar o ensino médio fora? Cursar um semestre ou ano de facul? Fazer uma pós? As opções são inúmeras, você precisa identificar nas opções que se enquadram pra você, qual que irá te favorecer mais, e que mais se adapta ao seu perfil.

Outro fator importante é o investimento, fazer um intercâmbio para algumas pessoas pode parecer impossível porque é muita despesa envolvida, porém existem vários programas que concedem bolsas para estudar fora do país, tanto de universidades como bancos que liberam incentivos para isso. Das empresas de intercâmbio há também diversas possibilidades de financiamento para você se preparar para esse momento. Algumas agências também fazem financiamento de intercâmbio.

A escolha do destino deve ser feita de forma muito cuidadosa, é necessário analisar o tipo de intercâmbio você vai fazer, qual o objetivo, se for de faculdade tem que ser pensado no seu curso e na sua área de atuação. Não adianta você colocar na cabeça que quer ir para um lugar, se não vai ter como fazer seu curso lá. Analise todo um leque de opções, também busque um pouco sobre a cultura e o clima local, a probabilidade de você ir pra um lugar que não pesquisou nada sobre e odiar porque não tem nada a ver com você é bem grande. Claro que você não saberá tudo por antecedência, mas ter uma ideia sobre o local é bacana.

Há quem, diga que se você não sabe falar outra língua, você nunca vai poder fazer um intercâmbio. Errado. Primeiro porque há a modalidade de intercâmbio justamente para aprender outra língua. Você vai para outro país sem saber dar um oi, porém o estudo e a convivência com pessoas locais, te fazem aprender até bem mais rápido do que fazer um curso de outra língua aqui no Brasil. Mas é aquilo, depende muito do tipo de intercâmbio que vais fazer, não adianta nada ir para o Japão para fazer um semestre de faculdade, sem saber falar nada da língua nativa, por exemplo.

Para realmente ir atrás do que você quer e fazer o tão sonhado intercâmbio é preciso ter bastante coragem, pois você vai estar sozinho, em um país desconhecido e sem sua família para te ajudar. Você precisa ter consciência de que sentirá falta da sua casa, dos seus amigos, da sua família e até dos seus bichinhos de estimação. Mas é preciso entender que é só uma fase, um momento único pelo qual você está passando e tem que aproveitar o máximo por isso.

A probabilidade de encontrar brasileiros em qualquer país para qual você vá é enorme, porque estamos em todos os lugares, porém é legal não se ater tanto à eles. Tente conhecer pessoas locais, mergulhar na cultura que você está vivendo, ter o máximo de novas experiências e experimentações.

Saiba que para toda essa preparação é preciso tempo, então se programe com antecedência para poder organizar tudo com tempo e sem correria. Tomou a decisão? Busque o máximo de informações e depois é só se jogar!

 

Setembro/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais