Quantas cadeiras é o ideal?

É bem comum alunos de universidades, depois de algum tempo e certo atraso de cadeiras, quererem fazer o máximo de disciplinas possíveis para terminar tudo logo de uma vez. Independente se essa pessoa precisou trancar a faculdade por um tempo, ou resolveu fazer menos cadeiras em algum momento, para todo mundo chega o tal momento em que você pensa: “Preciso terminar logo isso!”. Mas calma, preencher todos os seus horários possíveis com aulas pode te fazer surtar também.

Cada disciplina da faculdade implica em bem mais do que uma aula inteira por semana, você sempre terá trabalhos para fazer, textos para ler, provas por estudar. E tudo isso demanda tempo e dedicação da sua parte. Se, para terminar o curso logo, você resolve ter aula todos os dias, em mais de um turno, a probabilidade de você não ter tempo para se dedicar para essas cadeiras fora da sala de aula é enorme.

Não existe uma fórmula mágica com a quantidade de aulas ideal para cada aluno, isso depende muito da rotina de cada um. Mas você tem que ter consciência de que passar por uma cadeira, é muito mais do que só assistir as aulas, é esforço, é entrega.

O importante da faculdade, não é só pegar o diploma, é todo o conhecimento que você adquire ao longo daqueles anos. Às vezes é muito mais proveitoso você ter três, quatro aulas na semana e poder se dedicar por completo a elas, com calma e tempo para trabalhos e estudos, mesmo demorando um ou dois anos a mais para se formar, do que um currículo apertado e corrido.

Lembre-se que é nessa etapa que você irá construir o profissional que será no futuro, portanto, empenhe-se, tire o máximo de proveito possível, aprenda o que tiver para aprender. Quando as coisas são feitas correndo, elas não são feitas 100%.

Agosto/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais