Eu não sou apaixonado pelo meu curso, e agora?

Um dos momentos mais difíceis na vida de um jovem é ter que fazer a escolha do curso para o qual vai prestar vestibular. Ter que pensar na sua carreira, no que vai estudar, aprender e se dedicar “para o resto da sua vida”. Claro, você não é obrigado a continuar num curso que não gosta só porque escolheu ele de primeira, mas é complicado tomar essa decisão. É muita pressão, tanto da família, como sua com você mesmo, afinal, e se tomar a decisão errada? Bom, se acha que escolheu o curso errado, a melhor decisão será trocar. Mas e se você tá cursando e ainda não sabe se quer mesmo aquilo, e também não quer largar? 

Tem pessoas que sempre souberam o que desejam para seu futuro, têm um sonho desde pequeno e sabem onde querem chegar. Tem quem se inscreve pra um curso que acha que vai ser legal, e no fim se apaixona perdidamente descobrindo que tem tudo a ver com isso, e tem as pessoas que só gostam mas não tanto assim. Para ser um bom profissional, você não precisa necessariamente amar, ser apaixonado por aquilo que faz. Às vezes seu trabalho é bom, seu curso também, mas o que realmente lhe trás felicidade é a sua família ou amigos. E isso não é errado.

Agora, se você está cursando algo que te deprime, te desmotiva, você não gosta de forma alguma e está fazendo ou porque é obrigado pela família, ou porque acha que deve prosseguir só por já ter cursado boa parte, então aí você está fazendo errado. As gerações Y (Nascidos entre 1980 e 1990) e Z (Entre 1990 e 1999) irão trabalhar por muito mais tempo do que as anteriores, sendo assim terão tempo para ter duas ou três carreiras se quiserem, então, por que se prender num curso porque parece certo continuar?

As pessoas são diferentes, é utópico achar que as coisas acontecem da mesma forma para todos, que as oportunidades aparecem do mesmo jeito. Mas você tem que aproveitar as oportunidades que a vida lhe dá e usar isso a favor da sua felicidade e do seu bem estar. Não é errado que a sua carreira não seja a coisa mais importante na sua vida, se você se dedicar à ela e o trabalho lhe fizer bem de alguma forma, é bem provável que você esteja no caminho certo.

 

Fevereiro/2017

Mantenedores

Apoiadores institucionais