Alimentos ligados ao desempenho acadêmico

Na hora de melhorar a sua concentração, têm alunos que trocam o ambiente de estudos, há quem prefira colocar uma música ou um lugar completamente isolado para não ter distrações. Além de outros vários métodos mirabolantes para conseguir estudar e absorver o máximo de conteúdo possível. Mas você sabia que a sua alimentação está diretamente ligada ao seu desempenho acadêmico?

Você pode nem notar, mas o seu cérebro gasta muita energia, ainda mais em época de estudos. Especialistas afirmam que este órgão do nosso corpo gasta em média 4mil calorias por dia se mantendo ativo. Isso é muita coisa. Mas também não pense que é só comer uma bomba calórica que seu problema será resolvido. Muito pelo contrário.

A glicose é o principal combustível para o seu cérebro, mas só se ela for ingerida em pequenas doses ao longo do dia. Alimentos integrais, por exemplo, são carboidratos que demoram mais para serem absorvidos pelo organismo, o que ajuda, pois é como se as doses de energia dadas ao cérebro sejam transferidas aos poucos.

Manter-se hidratado também é muito importante, uma média de 1,5l a 2l de água por dia é o ideal. Café, Chá e guaraná natural também ajudam na produção de energia e disposição, mas devem ser consumidos em pouca quantidade por dia, pois causa muita ansiedade e inquietude. Alimentos como peixe e nozes ajudam na concentração e memória, assim como um ovo é um ótimo aliado para isso. Chocolates que possuam pelo menos 70% de cacau auxiliam no foco, raciocínio e na concentração. Frutas como laranja e maracujá ajudam na concentração e bananas podem te dar aquela disposição que às vezes falta.

Não só certos alimentos específicos devem ser lembrados antes de fazer uma prova importante, como eles devem fazer parte de uma rotina de alimentação saudável. Afinal, não adianta nada você comer coisas saudáveis apenas uma semana antes das suas provas finais que o esforço não vai resultar em quase nada. Quem mantém uma rotina de estudos, deve também manter uma rotina de alimentação saudável, para que todos os dias seu cérebro absorva mais e mais informações.

Alimentos gordurosos, doces demais e bebidas alcóolicas diminuem bastante o seu rendimento mental e podem te deixar mais distraído, além de poder causar mal estar. Tente evitar consumir esses alimentos pelo menos uma semana antes de exames importantes, assim você estará mais preparado e disposto.

Exercícios físicos também estão diretamente ligados ao rendimento cerebral e a uma vida saudável. Se você alinhar uma boa alimentação, exercícios diários e uma rotina regular de estudos, seu desempenho acadêmico irá melhorar e muito.

Agosto/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais