Afinal, o que faz um jornalista?

Estamos acostumados a ver jornalistas na televisão, e sabemos que eles escrevem as notícias que lemos nos jornais. Mas essas não são as únicas funções desse profissional. Por isso, vamos te mostrar algumas das outras opções para quem cursa ou está pensando em cursar jornalismo sobre suas áreas de atuação.

O jornalista trabalha buscando, apurando, redigindo e divulgando informações, podendo ser elas de segmentos diferentes e atuando em todo tipo de canal de comunicação. O jornalista pode escrever tanto para meios digitais, facebook, sites, blogs, revistas online e impressos como jornais e revistas quanto para jornais televisivos e programas de rádio.

Quem pretende se tornar um jornalista deve possuir senso de responsabilidade, postura ética e compromisso com a verdade. É dever do jornalista transmitir a informação de forma mais verídica e coesa o possível, indo sempre atrás de fontes seguras e ouvindo todos os lados de uma mesma história. Também é dever do jornalista adaptar a linguagem dependendo do meio de comunicação no qual ele está inserindo a notícia.

No Brasil não é necessário ser bacharel em jornalismo para atuar na área, porém cada vez mais os diplomados estão sendo procurados devido ao preparo e o conhecimento sobre ferramentas multimídias que são desenvolvidos durante a vida acadêmica. O curso de jornalismo dura em média 4 anos, e é disponibilizado tanto de forma presencial como em EAD. Muitas das universidades brasileiras oferecem esse curso.

Apesar de sempre trabalhar disseminando informações e conteúdo, existem diversas áreas em que esse profissional pode atuar. O jornalista pode trabalhar com Comunicação digital multimídia, Comunicação empresarial, Edição, Fotojornalismo, Reportagem, Assessoria de Imprensa, Redação, Reportagem investigativa, Apresentando telejornais e outras diversas.

Hoje na ABRHestágios, contamos com cerca de 5 vagas abertas. Entre em contato com as nossas selecionadoras através do e-mail [email protected]

 

Novembro/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais