Viajando com Pouco

Há quem diga que viajar não é um gasto, e sim um investimento. Ok, mas mesmo assim, ainda mais em tempo de crise, é necessário economizar na hora de conhecer lugares novos pelo mundo. Economizar não significa que você vai ter uma viagem ruim, apenas menos luxuosa, o que não te impede de visitar belezas naturais e se deliciar com lugares históricos.

Para que você não deixe de vivenciar nada na sua viagem e não fique se limitando por causa de grana, nós separamos algumas dicas para quando for preparar a trip das próximas férias, e falando nisso, essa é a primeira dica. 

Preparar a trip. 
Afinal, para aproveitar o máximo e gastando o mínimo a primeira coisa que você deve fazer, e a principal também, é se programar com antecedência, e quando falamos em antecedência não é um ou dois meses, e sim de seis meses a um ano. Até porque para comparar preços e pesquisar rotas levam tempo, além de que em cima da hora as passagens e hospedagens são sempre mais caras. 

Programas de milhagem. 
Andando lado a lado com a preparação, participar de programas de milhagem influencia e muito no nosso bolso. Quando você se prepara com antecedência, por mais que não participasse antes de um programa assim, pode se inscrever e conseguir milhas suficientes para gastar bem pouco ou quase nada com passagens aéreas. 

Troca de Casa.
Existem programas de troca de residência onde a pessoa que sede a casa para você fica hospedada na sua. E até mesmo alguns em que lhe é cedido um sofá, ou uma cama, sem gastar nada com isso. 

Hostel.
Tem muita gente que tem medo de simplesmente ir para a casa de uma pessoa estranha, e ok, isso é bem compreensível. Mas outra opção bem em conta também é o hostel, você pode ficar em quartos privativos ou dividir com outros mochileiros/viajantes que não buscam luxo e sim aproveitar o que há de melhor. É uma opção mais em conta ainda mais para quem viaja com amigos.

Voluntariado.
Há várias ONGs tanto fora, quanto dentro do país que oferecem hospedagem e comida em troca de trabalho. Você vai para um lugar diferente, ajuda quem precisa, conhece um monte de gente nova, e ainda gasta bem pouco. 

Seja Farofeiro.
Não é vergonha nenhuma levar lanches, seja para a praia, para fazer uma trilha, ir num museu ou dar um rolê na cidade. Se em Paris é tão comum as pessoas levarem lanchinhos para se sentar na frente do Senna, por que aqui isso seria feio? Assim você faz compras no mercado e não precisa ficar gastando cada vez que sentir sede ou fome. 

Ponto Turístico não enche barriga.
Claro que é maravilhoso comer naquele restaurante tradicional e conhecido em vários lugares por sua culinária local, porém você consegue comer coisas típicas de cada região mesmo saindo da rota turística. Restaurantes para nativos sempre têm um preço muito mais acessível. 

Transporte Coletivo é demais!
Ok, não é tão legal assim, mas quando você esta viajando e quer fazer vários passeios, dificilmente é tudo muito perto e dá pra ir a pé, e ficar gastando com taxi o tempo todo não dá. Descubra as empresas de transporte público do lugar que você irá e já se programe quanto a rotas e formas de se locomover. Você pode deixar de gastar $40,00 para gastar $8. 

E não esqueça que para sua viagem ser inesquecível só depende de você. Aproveite o máximo, busque conhecer a cultura local e alguns cidadãos locais, eles sempre são pessoas chaves que podem te ajudar e muito. Também não tenha medo de perguntar, turista se perdendo não é novidade para ninguém. Mas cuide bem dos seus pertences e carregue o bom humor sempre junto com você!
 

Julho/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais