Séries e Filmes podem te ajudar na Faculdade! – Humanas e Sociais

Sim, pode ser estranho ler isso, até porque na maioria das vezes são essas mesmas séries e filmes que te impedem de fazer trabalhos e estudar para provas e a sua procrastinação têm como justificativa o seu vício. Mas nem tudo está perdido! Você não precisa simplesmente deixar de lado o seu amor televisivo e nem cancelar suas contas da Netflix, HBO GO e outros para conseguir focar. E nós da ABRHestágios iremos te mostrar isso, aos poucos e relacionando a áreas de atuação.

Muitas tramas ficcionais abordam temas que realmente tem embasamentos válidos que podem te ajudar na faculdade, isso para diversos cursos. Além do fato de não serem histórias reais, os produtores ultimamente tem se esforçado para chegar cada vez mais próximo à realidade de cada um para que as pessoas se identifiquem com suas tramas.

Algumas abordam de forma mais focada, mostrando o dia-a-dia da profissão mesmo, e outros te dão mais um conceito amplo, que você pode relacionar ou não. Por exemplo, séries como “The Walking Dead“ e “Lost”, retratam questões de ciência política, como a formação de estados, relações de poder e disseminação do medo.  Já séries como “Boston Legal“,“Law and Order SVU“,“ Suits“ e “The Good Wife“, por exemplo, já mostram como funciona a vida dos advogados, tanto de defesa como acusação, tem umas mais dramáticas e outras mais engraçadas, mas acredite, para área do Direito tem muita coisa para assistir.

Filmes como “10.000 a.C. “,“300“,“Alexandre“,“ Tróia“, “Gladiador“, “Cruzada“ e “Joana d’Arc de Luc Besson“ podem ser muito úteis tanto para quem estuda História como para quem vai fazer vestibular, afinal, eles falam sobre momentos marcantes na história da nossa civilização. Para a área de comunicação também há bastante material, séries como “Scandal“,“Girls“ e “Mad About You“ têm personagens que trabalham na área de Relações Públicas e dá pra entender um pouco como funciona o dia-a-dia do profissional. As séries “Mad Men“ e “Trust Me“ mostram muito bem como funcionam agências de publicidade, a primeira nos anos 60 mostrando grandes mudanças da época e a outra mais atual, porém cancelada. Já o mundo do jornalismo é retratado em séries como “The News Room“ e “House Of Cards“ que mostram realidades de jornalistas.

Filosofia é um curso que possui muito material, na verdade quase todas as séries e filmes falam um pouquinho sobre o tema, mas alguns dos filmes que você pode ver são: “A Ilha“, que aborda filosofia da ciência e bioética e sobre o mito da caverna de Platão, “ Diários de Motocicleta“ falando sobre cultura dos povos latinos e desigualdade social, “V de Vingança“ que é um grande clássico e fala de ações políticas e controle do estado, “ A Onda“,“Histórias Cruzadas“,  “Hairspray, em busca da fama“, “Central do Brasil“, “Billy Elliot“ e “Cidadão Kane“ também são alguns deles.

Pedagogia também é outro curso que possui bastante material, porém a maioria são histórias inspiradoras sobre ser professor e passar conhecimento adiante, alguns dos filmes que valem muito a pena assistir são: “Sociedade dos Poetas Mortos“, “Meu Mestre, Minha Vida“, “Escritores da Liberdade“, “O Clube do Imperador“, “Duelo de Titãs“, “Gênio Indomável“, “Forrest Gump“, “Pro Dia Nascer Feliz“ e “Nenhum a Menos“.

Essas séries e filmes citados não vão substituir as leituras que seu professor passou e nem mesmo substituir aquela aula que você estava cansado e não prestou atenção, mas caso a sua ideia seja ir além, vale e muito dar uma olhada. A maioria dos filmes e séries dos quais falamos estão disponíveis em streaming para você assistir online.

 

*Abordaremos nos próximos meses outras áreas de estudo. 

 

Novembro/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais