Faculdade e diversão – Como administrar o tempo?

Cada pessoa vê e encara as situações que lhe aparecem de uma forma diferente, e isso é inevitável. Mas há muitos jovens que acreditam que depois de você ingressar na universidade, “o pior já passou” e a partir daí é só festa e diversão. Também há quem entre tão focado na faculdade que só quer saber de ler mais e mais além do que lhe é apresentado, se isola e só se preocupa com isso. Nem tanto ao céu nem tanto ao mar. As duas atitudes podem te prejudicar.

O momento de entrada na universidade deve sim ser visto como um momento de novas experiências, de autoconhecimento e entendimento tanto interno como social. É época de conhecer pessoas novas, trocar conhecimento e viver o máximo possível. Mas isso significa que além de aproveitar a fase se divertindo, você também tem que entender que é nessa fase que você irá formar o profissional que serás no mercado quando sair dali com o canudo na mão. É preciso entender que sair da universidade com vários amigos é ótimo, mas também que você só tem seis meses de dedicação para cada disciplina, e que tem que absorver o máximo de conhecimento possível para se destacar no mercado.

Porém, se dedicar também não significa perder toda a sua vida com a cabeça enfiada dentro dos livros, sem nenhum contato social, só estudando, comendo e dormindo. Começa pelo fato de que se você iniciar um estágio durante a época de faculdade você já estará um passo mais perto da sua carreira.  Você estará se capacitando além do que a sala de aula te proporciona.

A partir de certo nível de cansaço, o cérebro para de absorver informações, então você não está mais aprendendo, e sim se cansando mais e mais. O estudo deve ser qualitativo, ou seja, você deve buscar manter uma rotina de estudos em que tenha qualidade no seu aprendizado, que você esteja descansado e absorva o máximo de conteúdo possível.

Para poder aproveitar a universidade da melhor forma, você deve conciliar os momentos de estudo e de lazer. Saber que é importante estar com os trabalhos e matérias em dia, mas que também momentos de diversão e relaxamento ajudam você tanto a passar por essa fase de maneira mais descontraída como também desopilam um pouco seu cérebro de conteúdos maçantes.

Cada pessoa tem um método diferente de estudo, cabe a você encontrar o seu e criar uma rotina. Seu sucesso na universidade não pode acabar com sua saúde mental e emocional, mas sem nenhuma dedicação você jamais conseguirá ser um profissional destaque. Aprenda a balancear as coisas e organizar seu tempo.

Agosto/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais