Como a prática de exercícios melhora a sua produtividade acadêmica

Praticar exercícios melhora o seu condicionamento físico, e trás diversos benefícios para o seu corpo, mas e com a mente? Como ele afeta? Assim como ter um sono regular e uma boa alimentação auxiliam e muito para o seu desenvolvimento mental e acadêmico, a prática de exercícios físicos regulares também! Não está entendendo? Então a gente explica.

Quando você pratica regularmente exercícios leves e moderados, seu corpo libera a beta-endorfina, um neurotransmissor que, quando lançado na corrente sanguínea, diminui a sensação de dor, aumenta o relaxamento e o bem-estar. Esse neurotransmissor também te dá a sensação de prazer e te deixa mais animado. Além dessa prática, também proporciona o aumento da produção de neurônios, desenvolve células cerebrais e cria novas conexões interneurais.

Ao estar mais animado a probabilidade de ceder ao estresse na hora de realizar atividades é menor. Além disso, exercitar-se regularmente também melhora a sua concentração, seu raciocínio lógico e memória, te ajuda na fixação de conteúdos e te deixa mais focado na hora de realizar atividades acadêmicas. A prática de exercícios também deixa seus reflexos bem mais apurados e eleva a autoestima. Com a autoestima elevada, sua confiança aumenta, e isso está diretamente ligado à vontade de aprender. Portanto, você vai estudar mais, com mais vontade, e absorvendo melhor as informações.

Para praticar exercícios você não necessita necessariamente ir à academia e gastar dinheiro. Pode praticar caminhadas ou corridas pelo bairro, fazer exercícios laborais em casa, até mesmo o Yoga pode ser uma ótima opção. O importante é começar, dar o primeiro passo e ter ciência de como isso é ideal para a sua saúde física e mental.

 

Novembro/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais