Ah meu Deus! Não é bom ser vida louca!

Você é do tipo de pessoa que começa a fazer os trabalhos assim que o professor pede ou é do tipo que deixa para os 45 minutos do segundo tempo? Apesar de termos o tal do “jeitinho brasileiro” de resolver as coisas, aquele velho hábito de deixar para última hora, ele com certeza, não é a melhor opção.

Vamos supor que você tem um trabalho para entregar daqui a duas semanas, então significa que antes da entrega você ainda tem mais uma aula com seu professor. Se você começa a fazer o trabalho logo que o professor pede, você ainda tem uma aula inteirinha para tirar todas as dúvidas que surgirem no caminho. O legal também é ir anotando as dúvidas no decorrer do trabalho. Agora, se você nem começou, não vai saber o que perguntar, e quando for fazer na última hora, ninguém poderá te defender.

Além de que, quando você faz qualquer coisa correndo, não apenas trabalhos, mas provas, e até mesmo arrumar o quarto, por exemplo, você deixa algo passar, não faz com tanto capricho e não dá o melhor de si. E esses não são os únicos problemas que vem com o adiamento de trabalhos. Segundo Sampaio & Bariani, um estudo realizado por Kerbauy (1997), com estudantes de uma universidade paulistana, identificou algumas sensações percebidas pelos universitários e relacionadas com o comportamento procrastinatório, como: angústia com o passar do tempo, desconforto, impressão de desperdício e incompetência, sensação desagradável, nervosismo, culpa.

Por mais que às vezes seja bem chato fazer algum trabalho, o quanto antes você começar, antes você vai se livrar dele e vai fazer melhor com certeza. Não deixe pra última hora, não resolva ser o vida louca da turma que isso só vai piorar o seu desempenho acadêmico. “Ah, mas sempre fiz assim e nunca deu nada.” Até que um dia dá.

Junho/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais