Afinal, o que faz um engenheiro ambiental?

Com a quantidade de cursos de engenharias disponíveis por aí, é difícil a gente decorar o que faz o profissional formado em cada uma delas. Entre os 34 tipos de profissionais da engenharia, há o engenheiro ambiental. Já ouviu falar nesse profissional? Sabe o que ele faz? Então nós vamos tirar as suas dúvidas sobre essa graduação.

O curso de engenharia ambiental é um curso voltado para o desenvolvimento sustentável, a grande função do profissional formado nele, é preservar os recursos naturais e proteger a saúde humana, diminuindo os danos ambientais causados por nós mesmos. Integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente, este profissional desenvolve técnicas de prevenção do ar, da água e do solo. Além de construir e gerenciar a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos.

Mas e o curso, como é? O curso possui currículo multidisciplinar, com cadeiras das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Sociais. O aluno terá aulas de física, química e estatística, mas também de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica. Nos dois primeiros anos terá disciplinas mais gerais da engenharia, e após esse período o aluno começa a ter aulas mais específicas como Hidráulica Ambiental, Avaliação dos Impactos Ambientais e Tratamento de Resíduos, entre outros. O curso dura em média cinco anos, em modalidade de bacharelado, possui estágio obrigatório e também a apresentação de um projeto de conclusão de curso.

Com os fortes impactos ambientais que o planeta vem sofrendo nos últimos anos, o profissional de engenharia ambiental tem sido cada vez mais necessário. O mercado de trabalho para esse profissional atualmente encontra-se em expansão, devido ao aquecimento da economia e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para o saneamento. Formado em engenharia ambiental você pode trabalhar tanto na área pública, em prefeituras, órgãos ligados ao meio ambiente e outros, quanto no setor privado, na recuperação de áreas degradadas, em empresas de energia, avaliando e prevenindo o impacto ambiental em obras e manutenção das operações hidroelétricas e termoelétricas. As regiões mais aquecidas para esse profissional são Sudeste e Sul, e cidades que concentrem atividades industriais e agrícolas.

A ABRHestágios possui hoje duas vagas abertas para engenharia ambiental, uma em Porto Alegre, e outra no Polo Petroquímico em Triunfo. Inscreva-se no nosso site, candidate-se para as vagas e comece agora os primeiros passos para a sua carreira.

 

Agosto/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais