Afinal, o que faz um economista?

O que pode fazer uma pessoa que se forma no curso de Economia? Quais áreas pode atuar? O que ele estuda? Existem alguns cursos por aí que a gente nem conhece mas pesquisa um pouco sobre, já sabe que nasceu pra isso. Pode ser o caso das Ciências Econômicas e você nem sabe. Por isso, nós iremos explicar um pouco sobre ele pra você.

O curso de economia te forma um bacharel, e ele pode ser cursado tanto de forma presencial quanto a distancia. Tem em média a duração de quatro anos e algumas das principais cadeiras são matemática financeira, estatística e econometria, além de Economia Política, Economia Quantitativa, Formação Econômica do Brasil, História do Pensamento Econômico História Econômica Geral, Instituições de Direito Público e Privado, Macroeconomia, Microeconomia e Introdução à Ciência Política.

Para cursar economia, é desejável, que o profissional possua características como boa análise crítica, conhecimentos sobre outras línguas e pragmatismo. Esse profissional deve ser uma pessoa com um pensamento inovador e facilidade para aprender, também espera-se uma boa escrita, oralidade.  O economista deve ter um olhar internacional e nacional para os cenários politico e econômico, para isso ele une conhecimentos gerais da história a capacidades técnicas desenvolvidas durante o curso para aplicar isso à realidade brasileira e ao contexto mundial.

O curso de Ciências Econômicas permite amplo acesso ao mercado de trabalho podendo trabalhar em empresas públicas, privadas e do terceiro setor, tanto do segmento financeiro como outras áreas do mercado. Algumas das funções que ele pode desempenhar são:

  • Comércio internacional
  • Economia agroindustrial
  • Economia ambiental
  • Mercado financeiro
  • Análise econômica
  • Planejamento estratégico
  • Assessoria em plano de negócios
  • Formulação e avaliação de políticas públicas e processos judiciais

E aí, se identificou? Aqui no Rio Grande do Sul várias universidades disponibilizam esse curso, encontre a que mais se enquadra com o seu perfil.

 

Setembro/2016

Mantenedores

Apoiadores institucionais